×

Recuperação de créditos tributários

É direito garantido e dinheiro no seu caixa

Saiba mais

Nós ligamos pra você!

Deixe seus dados abaixo, nossos consultores entrarão em contato.






    Recuperação de Créditos Tributários

    Nenhuma empresa quer perder dinheiro. Mas com a complexa (e muitas vezes confusa) legislação tributária isso acontece com frequência.

    A complexidade das transações e trâmites corporativos, especialmente no que se refere à legislação tributária e suas constantes atualizações, exigem cada vez mais que as empresas busquem serviços estratégicos para minimizar riscos e perdas e maximizar o retorno do seu negócio.

    Fale conosco

    Recuperação de Créditos Tributários
    O que é Recuperação de Créditos?

    O que é Recuperação de Créditos?

    Esta é uma prática prevista na legislação tributária e é uma forma de receber de volta valores de imposto e tributos pagos indevidamente ou maiores.

    Quais são os Créditos Tributários Recuperáveis?

    É possível recuperar créditos de vários tributos, como PIS, COFINS, IRPJ, INSS, IPI, ICMS, ISS, entre outros tributos.

    Existem particularidades para a recuperação de cada tributo que variam de acordo com o ramo de atividade e a complexidade do negócio. Contudo, nem todos os tributos são passíveis de recuperação.

    Impostos como o IPTU (Imposto Predial E Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, não possuem possibilidade de recuperação e são definitivos.

    É preciso ficar atento com os prazos, pois os créditos tributários preceituam no final de cinco anos a partir da data de lançamento do tributo, ou seja, sua constituição definitiva

    Fale conosco

    Quais são os Créditos Tributários Recuperáveis?
    Que Empresa tem Direito à Créditos Recuperáveis?

    Que Empresa tem Direito à Créditos Recuperáveis?

    A recuperação de créditos tributários pode ser realizada por várias empresas com escriturações fiscais e mercantis completas. Salvo raras exceções, as empresas que podem solicitar a recuperação de crédito são as optantes pelo Lucro Real e consequentemente sujeitas ao regime não-cumulativo.

    As empresas que optam pelo regime simplificado, como as Microempresas e as Empresas de Pequeno Porte, que são optantes do Simples Nacional, ou optantes pelo Lucro Presumido, não podem utilizar a recuperação para tributos.

    Como Fazer a Recuperação dos Créditos

    Para realizar este processo e conseguir recuperar os créditos tributários, é preciso fazer uma revisão tributária completa, realizada por profissionais competentes e capacitados.

    Para conduzir esta prática, deve ser realizado um cruzamento de informações e uma busca bibliográfica na jurisprudência. Os valores dos tributos e impostos pagos devem ser confirmados através da verificação dos valores declarados nas obrigações acessórias e o valor realmente recolhido pela empresa, através das guias de recolhimento.

    Após uma verificação minuciosa e a confirmação da existência de créditos a recuperar, a empresa pode apresentar o Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e a Declaração de Compensação, que são os documentos que possibilitam a análise e o recebimento dos créditos.

    O processo demora algum tempo para ser analisado pela Receita Federal, mas em alguns casos é possível solicitar a que a análise seja acelerada através de uma ação judicial.

    A recuperação de créditos tributários ainda é um grande desafio para muitas empresas. Contar com o auxílio de uma assessoria especializada ajuda (e muito) a elaborar um projeto que consiga gerir com eficiência os tributos devidos do negócio e, ainda, alcançar um bom nível de recuperação de créditos

    Fale com quem entende do assunto

    Como Fazer a Recuperação dos Créditos
    Planejamento Tributário

    Planejamento Tributário

    Com a vigência completa do programa SPED, cada vez mais o Fisco tem capacidade para fiscalizar os contribuintes e cruzar informações financeiras. Com isso, administrar a carga tributária é, em muitas situações, uma questão de segurança, previsibilidade e sobrevivência no inexorável mundo dos negócios.

    Ao identificar as atividades e as necessidades dos clientes, a D’ Oliveira ajuda a reduzir o impacto fiscal, através de planejamentos tributários ou alterações societárias dentro das possibilidades existentes no ordenamento jurídico, além de auxiliar a empresa na obtenção de regime especial visando ganhos operacionais mediante benefícios estratégicos.

    Nesse contexto, nosso trabalho compreende o planejamento estratégico, análise da estrutura organizacional e identificação das melhores oportunidades fiscais para apresentação e discussão com os clientes.

    Transformação digital, ajudamos você inovar o seu escritório!

    Preencha o formulário abaixo, modernize o seu escritório e conquiste novos clientes.

    Cliente Feliz







      × Como posso te ajudar?